5 estratégias que você precisa ter em mente em sua jornada digital

Para quem está começando uma estratégia de marketing digital, pode ser um pouco complexo entender a melhor forma de usar as ferramentas do Google Ads de forma eficiente. Quais criativos usar? Quais lances fazer? Como o algoritmo funciona?

Nos últimos anos, temos trabalhado no Google com clientes e negócios de grande potencial, mas que ainda são novos na plataforma. Por isso, diante da nossa experiência, identificamos estratégias que fazem a diferença no início de uma campanha. Neste artigo, compartilhamos algumas delas.

1.Testar

Se você está começando agora, é preciso ter em mente que a ferramenta ainda não possui informações suficientes sobre seu negócio e clientes. Sendo assim, o melhor caminho é testar as possibilidades para extrair o máximo possível de elementos.

A partir dos testes, você poderá entender o que funciona e o que não funciona em suas campanhas. Assim, um histórico será construído em cima do que não existia e, com base nesses resultados, ficará muito mais fácil — e eficiente — otimizar e escalar suas campanhas.

Mas lembrando, é necessário ter clareza do objetivo que quer alcançar antes de dar inicio a fase de testes. Isso vai ajudar você a planejar seu orçamento, as estratégias de lances e quais métricas de desempenho são realmente importantes para o seu negócio.

2. Dedique-se em criativos com formatos e mensagens variadas

Possuir uma grande diversidade de criativos e mensagens na hora de elaborar uma campanha melhora a visualização dos seus testes. Por isso, invista na criação de diferentes formatos e comunicações — tanto para vídeo quanto para display. Afinal, pode ser que um formato seja mais eficaz na conversão de um público que de outro ,e isso só veremos após os testes com criativos e mensagens diversas.

Quanto mais opções você tiver dentro de suas campanhas, mais chances terá de aparecer para a sua audiência. O desempenho e o aprendizado da ferramenta dependem da quantidade de insumos para desenvolver o seu trabalho.

3. Esteja aberto a diferentes possibilidades

Essa tópico se aplica tanto à audiência quanto à estratégia de lances: muitas vezes, ao iniciar uma campanha, você acredita ter um nicho de clientes em potencial e uma estratégia de lances definida. No entanto, é importante dar tempo e espaço para o algoritmo aprender e trabalhar.

Desse modo, mais interessante que ter um nicho definido é focar seus esforços no objetivo da campanha, que deve estar alinhado aos resultados esperados. Claro que muitos negócios têm um cliente definido, mas a ferramenta traz a possibilidade de expandir esse universo e levar os seus criativos a diferentes públicos.

Estar aberto a outras estratégias de lances também pode ser uma maneira de fazer a campanha se desenvolver de forma mais eficiente e estratégica. Nesse caso, é necessário estabelecer limites diários de orçamentos, mas também permitir que a ferramenta tenha liberdade de rodar a campanha.

4. A jornada traz ensinamentos

Durante toda a experiência com clientes que estão iniciando suas campanhas digitais, vimos diversos exemplos nos quais o foco era o fundo do funil. Mas quando está começando a construir a sua história no Google Ads, todas as etapas trazem ensinamentos valiosos.

Por isso, também é essencial ter conversões tagueadas no meio do funil, durante toda a jornada do cliente. Essas conversões trarão um volume muito mais amplo de informações e, consequentemente, tornarão o machine learning muito mais fácil e eficaz. Dessa forma, o Google Ads irá compreender desde o inicio quais são os clientes importantes para os seus objetivos e terá um volume muito maior de informações quando a campanha ganhar forma

5. Dê tempo para a ferramenta trabalhar

Ter resiliência é fundamental. É claro que todos queremos e buscamos os melhores resultados, mas quando se trata do inicio de uma estratégia digital, é importante dar tempo para que as campanhas entrem em veiculação e a ferramenta crie uma base eficiente de informações a partir da audiência e das conversões obtidas.

Neste processo, paciência é a palavra-chave para entender o potencial de crescimento da campanha e a escalabilidade da estratégia adotada e, assim, conseguir atingir as metas definidas.

Possibilidades de crescimento

Quanto mais você investe, mais aberto deixa o processo. Quanto mais vezes você tenta, mais chances você dá ao Google Ads de entender os parâmetros da sua campanha e seus objetivos.

Como você pode observar, todas as nossas dicas partem de um mesmo pressuposto: quando for começar a sua trajetória digital, não se esqueça de testar. Não existe uma fórmula mágica para uma campanha perfeita, mas há boas práticas e dicas que podem ajudar a alcançar seus objetivos mais rapidamente.

Seguindo esses passos, você poderá entender o que funciona e o que não funciona para o seu negócio e, assim, validar suas estratégias e escalar seus resultados.

Por Divulga mais Brasil

Paulo Paolucci

Outros Posts