BeReal foi interessante, mas eis por que não vai sobreviver

Em uma época em que somos constantemente bombardeados com imagens retocadas e conteúdo altamente encenado, a abordagem mais realista de BeReal é, na verdade, uma lufada de ar fresco. Embora o conteúdo do BeReal resultante de suas notificações “compartilhe agora” possa não ser tão empolgante quanto o que você encontrará em plataformas como Instagram ou Snapchat, é exatamente isso que o torna tão refrescante. Os usuários do BeReal estão simplesmente compartilhando suas vidas enquanto as vivem, fornecendo uma visão honesta e relacionável do mundo ao nosso redor.   

Como alguém que viu imensas mudanças no cenário da mídia social por 15 anos , eis por que acho que o BeReal não vai durar.  

Seja Real em 2 Minutos 

BeReal (pronuncia-se Biril) é um aplicativo francês que muda as mídias sociais ditando quando os usuários devem postar, independentemente do que estejam fazendo. Todos no aplicativo serão notificados para postar uma foto todos os dias em qualquer horário aleatório. Em dois minutos, você precisa tirar uma foto rápida de sua vida ‘real’, atividade ‘real’, ambiente ‘real’, comida ‘real’, você ‘real’ – vale tudo, desde que seja real. O objetivo do BeReal é mostrar a todos que somos todos iguais e que a vida é bela em sua simplicidade e normalidade. 

Embora o conceito de BeReal seja único, a pressão é muito… Real. É por isso que acho que o BeReal está destinado a ser uma tendência passageira . 

1. O problema de mantê-lo real  

As pessoas estão muito fixadas em grades do Instagram bem organizadas ou vídeos estilizados, e o BeReal realmente não tem lugar nisso. BeReal definitivamente resiste a isso, e é uma ruptura com o conteúdo altamente produzido e editado que estamos acostumados a ver. Mas, para sobreviver, o BeReal precisará encontrar uma maneira de tornar seu conteúdo mais interessante.  

Mas como assim quando as pessoas agora estão tendo dificuldade em ser reais. O BeReal foi construído com base na ideia de que as pessoas compartilharão suas vidas cotidianas na plataforma, mas a realidade é que as pessoas já estão cansadas do BeReal. Embora 53 milhões de usuários tenham instalado o aplicativo, apenas 9% deles estão realmente abrindo e usando o aplicativo em um determinado dia. 

O fato é que adoramos fotos e vídeos filtrados, bem pensados ​​e com curadoria. É preciso esforço para fazer algo parecer bom, e é isso que estamos acostumados a ver nas redes sociais. Com o BeReal, não é só isso. 
 

2. Conteúdo mundano e chato  

O objetivo do BeReal é ser autêntico. Como resultado, muito do conteúdo parece simplesmente chato e mundano. O conteúdo do BeReal é um verdadeiro reflexo da vida real e, às vezes, a vida real não é tão interessante.  
 

Embora o BeReal possa nos fornecer uma visão não filtrada do mundo ao nosso redor, às vezes simplesmente não queremos ver isso. Isso me lembra um pouco de quando comprei um Fitbit. Acompanhar meus passos todos os dias foi super interessante por cerca de um mês. Depois disso, os padrões simplesmente se repetem e, portanto, tornam-se menos interessantes.  

Quantas fotos de pessoas olhando para as telas de seus computadores fazendo seus trabalhos podem realmente ser apreciadas?  

3. Atormentado por falhas técnicas  

Embora o BeReal seja o aplicativo de rede social nº 1 classificado na Apple Store e o 9º em “aplicativos sociais gratuitos” no Google Play, ainda acho que não vai sobreviver porque ainda não funciona bem.   

A experiência do usuário do aplicativo não é apenas muitas vezes cheia de erros, mas também está deixando os telefones mais lentos. É mais provável que em breve enfrente uma miríade de desafios relacionados à rápida expansão de tamanho.  
 

Pode ser devido ao influxo de novos usuários experimentando o aplicativo, a incompatibilidade do dispositivo ou simplesmente porque o aplicativo ainda não está pronto para ser usado ‘socialmente’, mas o upload geralmente demora muito e até falha.  
 

Conselho BeReal, para atrair mais usuários – e mantê-los – durante esse período de incerteza, o BeReal precisa, acima de tudo, funcionar bem.  

4. Não aplicável para estratégia de marca de longo prazo  

Embora o BeReal seja uma ótima maneira de mostrar ao mundo que somos todos iguais, não é algo que possa ser usado para uma estratégia de marketing de conteúdo de longo prazo.  

A missão da BeReal é ser o antídoto para as mídias sociais tradicionais . O que significa que não há lugar aqui para influenciadores , filtros, curtidas e – o mais importante – sem anúncios. Pelo menos não como a plataforma está agora. Embora tenha havido alguns experimentos inteligentes com marcas no BeReal, a maioria das marcas deve ficar de fora e assistir a isso.  

BeReal é uma plataforma inteligente com um conceito único, e isso é cada vez mais raro no espaço social. Devem ser aplaudidos por isso. A menos que uma marca tenha uma visão clara dos bastidores que deixe as pessoas genuinamente intrigadas, BeReal não deve fazer parte de sua estratégia de marketing de conteúdo ainda.  
 

Se uma marca como a Tesla quisesse nos mostrar várias cenas da fábrica, a equipe de desenvolvimento, simulações de computador do tipo, isso poderia ser interessante. Mas eles são uma empresa de US$ 76 bilhões trabalhando em um novo espaço. A maioria de nossas marcas não está fazendo as coisas visualmente dinâmicas.   
 

Conclusão 

O BeReal ainda é novo e ainda tem muito trabalho a ser feito. O aplicativo precisa encontrar uma maneira de tornar o conteúdo mais interessante e menos mundano, corrigir as falhas técnicas e tornar o aplicativo mais fácil de usar. A partir daí, talvez eles pudessem adicionar capturas de vídeo curtas, colaborações BeReal e outros recursos divertidos sem abrir mão de sua proposta de valor exclusiva.  

BeReal estava certo sobre a tendência mais ampla: as pessoas estão menos apaixonadas pelo estilo de vida perfeito do influenciador dos últimos anos. O público, principalmente a Geração Z , deseja um conteúdo que reflita mais de perto a realidade. É uma coisa boa. Mas isso não significa que não precisamos de mais de 2 minutos para criá-lo.   

Por Paulo Paolucci
Divulga mais Brasil

Outros Posts